terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como surgiu o blush?


Quase o primeiro!
A pesar de ser um dos itens mais antigos de maquiagem, o blush perde para o delineador. No Egito, antes der usarem as bochechas rosadas, desde o ano 3500 a.C., as mulheres se entregaram ao khol(tinta feita com carvão) para marcar o olho de preto, tipo a Cleópatra.

Fábrica de make
No século XVIII, o francês Alexandre Bourjois criou a primeira versão industrializada do produto, batizada de rouge, "vermelho" em francês. Ele era usado pela nobreza, inclusive por homens, para dar a aparência de boneca de porcelana, a cara da riqueza na época.
Rouge X Blush
Maquiagem colorida e marcada: bem-vinda aos anos 80. Nessa época, a indústria cosmética cresceu pra valer e os franceses ganharam a concorrência de outras empresas, em grande parte norte-americanas. Assim, o nome oficial passou de rouge para blush, "corar" em inglês.

A matéria-prima
Foi na Grécia antiga, por volta de 1100 a.C., que o produto passou a ser usado para dar aquele ar saudável ao rosto. Mas, pasme, a misturinha ainda era feita de forma artesanal, com frutas vermelhas (quase sempre amoras) e algas marinhas!

Como viver sem?
Tanta história prova que o blush veio mesmo para ficar. Item obrigatório em qualquer maquiagem, é encontrado em uma infinidade de texturas e cores. É só aplicar nas maçãs do rosto, em direção às têmporas, e arrasar bem diva por aí!
                     

3 comentários: